Voltar
Em: News
2021, 12 22

Um moscatel raro e peças exclusivas para celebrar a chegada de The King's Man

Foram sucessivos adiamentos devido à pandemia, mas The King's Man - O Início estreia-se finalmente nos cinemas nacionais. E com ele chegam duas iniciativas resultantes de parcerias do produtor e realizador Matthew Vaughn com marcas nacionais. A Vista Alegre, que desenhou um serviço de mesa completo para o filme, lança três novos produtos em porcelana alusivos à história. E a José Maria da Fonseca lança uma edição limitada e rara de um Moscatel de Setúbal, que celebra a herança, o luxo e o fabrico artesanal que simbolizam a marca Kingsman.

O Moscatel de Setúbal da colheita de 1919 é um dos tesouros dos vinhos nacionais e a José Maria da Fonseca o seu mais antigo produtor.

 

"A agência fictícia dos filmes Kingsman e a José Maria da Fonseca têm histórias longas e prestigiantes e podemos constatar isso mesmo no último filme do Matthew, The King"s Man, cuja acção decorre antes da Primeira Guerra Mundial. Somos um produtor de vinhos com quase 200 anos de atividade e os nossos moscatéis de Setúbal eram consumidos nas principais casas reais da Europa, na época em que decorre o filme", diz o administrador da José Maria da Fonseca, António Maria Soares Franco, citado num comunicado da marca. "Estamos muito entusiasmados com este projeto, que nos vai trazer notoriedade, visibilidade e reconhecimento internacionais", acrescenta.

 

Trata-se de uma edição limitada a 500 garrafas deste Moscatel de Setúbal colheita de 1919, feita exclusivamente para a parceria com a 20th Century Studios e a MARV para a estreia mundial do filme The King"s Man. Uma colaboração que celebra a tradição e o luxo das técnicas artesanais, e que se reflete no preço: cada garrafa custa cerca de 1.500 euros.

Segundo a José Maria da Fonseca, este moscatel é originário de vinhas certamente plantadas nos solos argilo-calcários da Serra da Arrábida e, embora, não haja registos escritos sobre o clima de 1919, supõe-se que terá sido bastante favorável, tal a sua qualidade.

 

Durante 100 anos, explica a empresa de vinhos de mesa, o moscatel foi envelhecido na Adega dos Teares Velhos em cascos de 500 litros de madeira usada. Completado o centenário, a José Maria da Fonseca faz este brilharete e oferece um moscatel castanho carregado com dourados e laivos verdes, muito frutado, mas suave, em que sobressaem os aromas de frutos secos (nozes e amêndoa torrada), café, chá preto, pão torrado e ananás muito maduro.

 

Loiça com elementos de ouro

Um moscatel que iria certamente muito bem após a refeição num serviço de loiça Vista Alegre do filme. A fábrica de loiça teve uma colaboração com The King's Man - O Início, tendo concebido esse serviço de loiça em exclusivo, mas entretanto lançou três peças com elementos em ouro que podem ser adquiridas nas lojas da marca e online: uma pistola (edição limitada a 399 exemplares, custando 400 euros cada), um vide-poche (190 euros) e uma caixa regaleira (135 euros).

 

"Esta colaboração com o realizador Matthew Vaughn e os 20th Century Studios é mais um passo no sentido de reforçar a internacionalização da participação da Vista Alegre no cinema e em séries de televisão com impacto à escala global, acompanhando o crescimento desta marca com 196 anos", admite Nuno Barra, administrador e responsável pela marca Vista Alegre num comunicado da empresa.

 

 The King's Man - O Início, que chega aos cinemas após vários adiamentos ditados pela pandemia, é a prequela dos dois filmes anteriores, Kingsman: Serviços Secretos, de 2014, e Kingsman: O Círculo Dourado, de 2017. Realizado por Matthew Vaughn e protagonizado por Ralph Fiennes, mostra as origens da primeira agência de informação independente, numa época em que os piores tiranos e génios da história se juntam para organizar uma guerra e eliminar milhões. Há um homem que tem de correr contra o tempo para os deter.

 

Em Portugal, surgiram estas parcerias, mas Vaughn criou a supervisiona uma inovadora marca de luxo resultante do universo Kingsman, tendo assinado várias colaborações internacionais. Ao nível de roupa masculina e acessórios, por exemplo, juntou-se a Mr. Porter, nas bebidas alcoólicas fez uma parceria com a Brown-Forman, que resultou no lançamento de The Statesman e The GlenDronach, e, entre outras, ainda assinou colaborações com as relojoeiros de luxo Jaeger-LeCoultre, Montblanc, Cutler e Gross.

 

Diário de Notícias 22/12/2021